31 de dez. de 2010

Primeira Conferencia Municipal da Cultura de Santa Cruz de Goiás

Associação dos Amigos de Santa Cruz,envia oficio ao Prefeito e ao Diretor de Cultura, solicitando a convocação da Conferência


OFICIO


Santa Cruz de Goiás, 17 de agosto de 2009


Ex.mo Sr. Prefeito de Santa Cruz de Goiás


Sr. Esley Augusto Damaso

Assunto: Solicitação de convocação da I Conferencia Municipal de Cultura

A Associação dos Amigos de Santa Cruz vem por meio desta, solicitar do Senhor Prefeito, a convocação para a I Conferencia Municipal de Cultura do município de Santa Cruz de Goiás. A Comissão Organizadora da Conferencia já elaborou o “Regimento,” Regulamento” e “Cronograma de Atividades” para realização da Conferencia.Com a realização desta primeira Conferencia Municipal de Cultura valorizaremos todo aquele que realmente faz cultura, principalmente nossos mestres, os verdadeiros guardiões de nossa historia. Garantiremos a necessária multididisciplinaridade fortalecendo as práticas culturais numa práxis educativa que leva em conta as interfaces da realidade cultural de Santa Cruz de Goiás e de todo País. Toda ação voltada a nossa cultura queremos que seja realizada dentro de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Poder Público, Sociedade Civil e Terceiro Setor.

Na expectativa de resposta favorável, subscrevemo-nos.

Atenciosamente,

Comissão Municipal de Folclore

Associação dos Amigos de Santa Cruz – ADASANC
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Realização da Conferência

Pelo DECRETO n. 052/2008 de 23 de setembro de 2009, é convocada a primeira Conferencia da Cultura de Santa Cruz de Goiás


RESOLUÇÕES DA I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CULTURA DE SANTA CRUZ DE GOIÁS

CONSTRUÇÃO INTEGRADA
30 de outubro de 2009
“O respeito ao outro é condição fundamental para a manutenção de qualquer relacionamento saudável. Respeitar os valores, as crenças, as diferenças, as convicções, os saberes do outro é fundamental para que se estabeleça um verdadeiro diálogo”.

APRESENTAÇAO


A I Conferencia da Cultura de Santa Cruz de Goiás, sob o tema Construção Integrada, realizada dia 30 de outubro, no Colégio Estadual Senador Antonio de Ramos Caiado, contou com um total de 110 participantes entre debates e grupos de trabalho nos seguintes eixos: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento.



Concluímos que a cultura não é algo fixo e cristalizado que o sujeito carrega por toda a sua vida como um peso que o estigmatiza, mas é elemento que o auxilia a compor sua identidade. Construiremos as raízes de sustentação de nossa própria identidade, a partir do comprometimento individual, nos colocando coletivamente no contexto, como seres pensantes, impregnados pelo sentimento de pertencimento de nossa historicidade. Com os debates realizados na conferencia, passamos a compreender a memória como construção conjunta, elaborada como de cada um e de todos, contribuindo para a percepção do campo de possibilidades individuais e coletivas.



Somos um município regado pela cultura, entendemos que é necessário que se criem políticas diferenciadas para pequenos municípios, pois nem sempre os benefícios chegam até nós.



A partir de hoje, dia 30 de outubro de 2009, reconstruiremos nossa identidade social e política, de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e o cidadão.



Definimos como fora previsto no regimento da conferência, diretrizes, as quais reúnem pensamentos, demandas, propostas e necessidades da própria população de Santa Cruz de Goiás, presente na conferência. Tais diretrizes serão Disponibilizadas a Sociedade, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Santa Cruz de Goiás, para que constituam um instrumento que norteie a construção do Plano Municipal de Cultura. Um Plano Institucionalizado para acabar com a descontinuidade. São diretrizes aprovadas na plenária do dia 30 de outubro de 2009.

Prefeito municipal: Esley Augusto Damaso

Departamento de Cultura: Iedo Ranulfo Lobo

Comissão Organizadora da Conferencia: Aparecida Teixeira de Fátima Paraguassú, Romerio Rodrigues de Paula, Iedo Ranulfo Lobo, Maria Valeria da C. M. Araújo.

Relatora: Aparecida Teixeira de Fátima Paraguassú.


I Conferência Municipal da Cultura de Santa Cruz de Goiás



RELATÓRIO FINAL
Para ter acesso entre em contato com Fátima Paraguassú
fatipar@hotmail.com
contato@santacruzdegoias.net
93302811
99464750



Fotos da Conferência


De 23 a 25 de novembro




Seminário Plano Nacional de Cultura e I Primeira Conferência Estadual de Cultura. Foram eleitos 9 delegados do Poder publico e 18 da Sociedade Civil para representarem Goiás na II Conferencia Nacional de Cultura.

Norma, Paula e Fátima, delegadas da Sociedade Civil; Jacira e Iedo delegados do Poder Público, representaram Santa Cruz na I Conferência Estadual de Cultura.


Fátima, eleita delegada pela Sociedade Civil, na I Conferencia Estadual. Lista dos delegados eleitos no BLOG da Conferencia de Santa Cruz.
Participou da Conferencia setorial de Patrimônio Imaterial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores do Blog

Total de visualizações de página