Pontinho de Leitura Viva e Reviva Santa Cruz. O que é?


Ponto de Leitura - O que é?




MINISTÉRIO DA CULTURA
DIRETORIA DE LIVRO, LEITURA E LITERATURA – DLLL
COORDENAÇÃO DE ECONOMIA DO LIVRO

CARTOGRAFIA DA CADEIA CRIATIVA DO LIVRO
PESQUISA – PONTO DE LEITURA
FASE 1 – QUESTIONÁRIO

1. Nome do Ponto de Leitura Viva e Reviva Santa Cruz

2.Endereço: Rua Padre Prego n. 36 – Centro -

3.Cidade: Santa Cruz de Goiás 4. UF: GO 5.CEP:75 220 000
6.Telefone: (62) 93302811 / 99464750

7.E-mail: contato@santacruzdegoias.net/scgoias@gail.com
8.sítio eletrônico: www.santacruzdegoias.net

9. Pessoa para contato: Fátima Paraguassú

10. Nome do projeto: Potinho de Leitura Viva e Reviva Santa Cruz
11. Descrição do projeto:

O "Pontinho de Leitura Viva e Reviva Santa Cruz" originou da iniciativa de resgatar a Memória de Santa Cruz de Goiás, valorizar o “ velho” para nele embasarmos o “ novo”. A iniciativa iniciou suas atividades em 2001 de forma aleatória, lúdica, de casa em casa buscando registrar fatos, rodas de conversa, papos informais, mostrando o potencial sociocultural da cidade e do município. A Iniciativa  "Viva e Reviva Santa Cruz/Salvaguarda da Memória Cultural" tem o Patrimônio Cultural como matéria-prima.
Viva e Reviva Santa Cruz sediado na Associação dos Amigos de Santa Cruz, respaldado pelo GGC – Grupo Gestor de Cultura disponibiliza gratuitamente para estudantes de escola pública material com conteúdo educativo, sobre o patrimônio histórico da cidade; oferece meios para que a comunidade crie o sentido de pertencimento e aproprie do que é seu por direito. Realizamos concursos literários, oficinas de música, interpretação de texto (poesia falada), oficina de criação literária e poética; desvendamos o mundo infantil... Além disso conta com espaço destinado a pesquisa, leitura, produção de textos.

Trabalhamos na fruição e na circulação da cultura local em formato de livros,sites, redes sociais, blogs.
O Ponto de Leitura oferece a leitura e a pesquisa, promove o aprendizado e busca melhorar o desempenho da criança em seu cotidiano, agregando valores culturais, por mostrar o que temos e o quanto é importante preservar.
Em 2011, o projeto ganhou adesão do MP local e da Câmara Municipal, cedendo um funcionário para atender meio período e empréstimo de data show para exibição de filmes ( cinema na praça).
Trabalham no Projeto: Luis Fernando Sousa de Jesus Santana e Dulcelene Machado de Sousa Santana, cedidos pela Prefeitura Municipal.

A sede do "Pontinho de Leitura Viva e Reviva Santa Cruz" é um espaço multifacetado, instalado anteriormente em uma pequena casa de adobe, centenária. Hoje está instalado na sede da ADASANC - Associação dos Amigos de Santa Cruz.
Neste local, junto ao pontinho está a Associação dos Amigos de Santa Cruz, Comissão Municipal de Folclore e ALB/Academia de Letras do Brasil Seccional Santa Cruz de Goiás.
Na antiga instalação, na pequena casa histórica, eu nasci e viveu vários músicos, meus tios, avós, daí a continuidade da memória com diversas atividades culturais realizadas, tais como oficinas de poesia, música, encontro de dançadores de contradança, palestras, cursos na área patrimonial e museológica, retomando pesquisa realizadas pela UFG/Universidade Federal de Goiás em década passada.


12. Quais as ações de livro, leitura e literatura desenvolvidas no Ponto? (marcar todas as que de fato existam no Ponto).
( X ) Contação de história
( X ) Cultura Digital (telecentro, blog, acesso a internet, cursos)
( ) Empréstimo de livro (para a comunidade)
( ) Atividades de esporte e lazer
( X ) Estudos, formação e pesquisas (voltado para estudantes e professores)
( X ) Atividades voltadas para a formação de leitores críticos. Quais atividades? Projeto Poesia Necessária
( ) Atividades voltadas para o registro da história oral, memória da comunidade (mestres, cordel, griôs)
( ) Confecção de livro artesanal
( X ) Ludicidade (brincadeiras e brincantes)
( ) Oficina de audiovisual
( ) Oficina de circo
( ) Oficina de criação de roteiro
( ) Oficina de desenho
(X ) Oficina de educação patrinomial
( ) Oficina de fanzine
() Oficina de fotografia
() Oficina de literatura
(X) Oficina de música
(X) Oficina de produção textual
(X) Oficinas de arte-educação
() Organização de rede
(X) Programação cultural
() Feira do livro
(x) Roda e conversa com autores
(x) Sarau literário
() Teatro
() Outras: ____________________________

13. Quais as estratégias para a divulgação da produção literária do Ponto?

Anexamos à ações de outras atividades do local.

14. Existe autores (publicados ou não) trabalhando no Ponto?

Sim, eu e outros que estão aderindo

15. O Ponto conta com recursos (públicos ou parcerias privadas) para pagamento das oficinas, divulgação de obras e compra de acervo?

No momento fechamos com a Câmara Municipal que está disponibilizando um funcionário para trabalhar meio período no Pontinho e também o MP local que nos auxilia emprestando Data Show e doação de computador já encaminhada. Temos parceria técnica com SEBRAE, UFG nos dando consultoria na elaboração de projetos que venham a ampliar e diversificar as ações realizadas pelo ponto, buscando assegurar a sustentabilidade da iniciativa. Dessa forma, vem sendo possível realizar ações que possibilitam usufruir melhor do aparato disponibilizado através do pontinho, como também ampliar as ações. Essa estratégia tem sido fundamental para dinamizar e movimentar o espaço, sobretudo para os alunos das escolas da cidade.

16. Há biblioteca, brinquedoteca, biblioteca itinerante, contadores de histórias no Ponto?
( ) Biblioteca Comunitária
( ) Biblioteca itinerante
( ) Brinquedoteca
( ) Contadores de história
(x ) Não.

17. O Ponto trabalha junto com livrarias e bibliotecas para compor programação cultural?
( ) Livraria
( ) Biblioteca pública ou comunitária
( X ) Não.

18. Quais os maiores desafios e necessidades para que o Ponto possa qualificar seu trabalho na área do livro, leitura e literatura?

( X) Recursos financeiros para renovação de acervo
( ) Recursos financeiros para pagamento de bibliotecária
( ) Recursos financeiros para pagamento de local e manutenção
( X ) Recursos financeiros para pagamento de bolsistas e monitores
( X) Recursos financeiros para pagamento de oficineiros e outros formadores
( X ) Recursos humanos
( X) Qualificação e formação dos recursos humanos
( ) Acervo
( ) Local adequado
( ) Parcerias com escolas
( ) Parcerias com bibliotecas
(X ) Parcerias com livrarias
( ) Parcerias com Secretaria de cultura (municipal ou estadual)
( ) Parcerias com Pontos de Leitura
( ) Bibliotecária
( ) Divulgação do trabalho desenvolvido no Ponto
( ) Acesso a internet
( ) Outro:_____________________________
 COORDENAÇÃO-GERAL DO LIVRO E LEITURA - CGLL
CONCURSO PONTOS DE LEITURA 2008 - EDIÇÃO MACHADO DE ASSIS
LISTA DE SELECIONADOS - CATEGORIA PESSOA FÍSICA
 NOME DO PROPONENTE Aparecida Teixeira de Fátima Paraguassú
NOME DA INICIATIVA Viva e Reviva Santa Cruz
MUNICÍPIO Santa Cruz de Goiás UF GO


 Prezada Senhora Aparecida Teixeira de Fátima Paraguassú, 

 O Plano Nacional do Livro e Leitura, PNLL, lançado pelos Ministros da Cultura, Sr. Gilberto Gil, e da Educação, Sr. Fernando Haddad, durante a Bienal Internacional do Livro em São Paulo, neste ano de 2006, foi instituído pela Portaria Interministerial 1442 de 12/08/2006. Seu Comitê Diretivo é formado por representantes de autores, editores, mediadores de leitura, além de representantes dos dois Ministérios, enfatizando a necessidade de Estado e Sociedade estarem unidos nesta tarefa de implementar o PNLL. O Brasil precisa resgatar sua dívida histórica com a leitura e o letramento. E essa carta é um convite para que vocês unam-se a esse movimento. A prioridade do PNLL é transformar a qualidade da capacidade leitora do Brasil e trazer a leitura para o dia a dia do brasileiro. Para isso, em sua fase inicial, o Plano está compilando, sistematizando e divulgando as ações em prol do livro e da leitura realizadas no país em um Mapa de Ações. A partir deste mapeamento, além de criar-se condições para o intercâmbio de informações entre as ações similares e ampliar a repercussão dos trabalhos em desenvolvimento potencializando recursos públicos e privados, o Governo Federal terá condições de conhecer todos os programas em curso e poderá priorizar suas próprias ações ou incentivar outras da sociedade. Com todo esse movimento, temos a certeza de estarmos construindo, Estado e Sociedade, uma duradoura Política de Estado para o Livro e Leitura, acima dos governos, dos partidos e das conjunturas. Ao tomarmos conhecimento do programa "Viva e Reviva Santa Cruz" desenvolvido por esta organização, e entendendo que esta ação vai ao encontro dos objetivos do PNLL, entramos em contato para convidá-los a cadastrarem a mesma no Mapa de Ações e efetivamente participarem do PNLL. O cadastro no Mapa de Ações do PNLL pode ser feito, sem qualquer custo, pelo Portal do PNLL www.pnll.gov.br na janela "Cadastre seu Projeto". Segue link com um Manual/Tutorial para o preenchimento do Formulário de Cadastro da Ação ( o mesmo está disponível na página do PNLL): http://www.vivaleitura.com.br/pnll2/tutorial.asp Além do cadastramento, vocês podem conhecer melhor o Plano e também outras ações que estão sendo realizadas pelos Governos e pela Sociedade e que tenham como objetivo o incentivo ao Livro e à Leitura. Caso julgue necessário, entre em contato direto com nossa equipe, através do email luciana.vale@pnll.gov.br ou pelo telefone (11) 3242 7171 r 505. Estaremos sempre à disposição. Atenciosamente, José Castilho Marques Neto Secretário Executivo do PNLL Escritório PNLL secretaria@pnll.gov.br (61) 3316 0648 SBS - Qd. 2 - Elcy Meireles, 2º subsolo PNLL /CGLL

Praça Padre Julião - Centro - Santa Cruz de Goiás na sede da Associação dos Amigos de Santa Cruz

Pontinho de Leitura Viva e Reviva Santa Cruz foi adquirido pelo "Projeto Roda de Saberes",inscrito e selecionado para o primeiro concurso Ponto de Leitura Machado de Assis/Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura.

Projeto Infãncias


Sala de Leitura/ Pontinho de Leitura Viva e Reviva Santa Cruz


Projeto Infâncias




Exames oftalmológicos no Pontinho de Leitura, patrocinado por Charles Tyrone e sua Equipe








Antiga sede do Pontinho de Leitura




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores do Blog

Total de visualizações de página