Programa Cama e Café

Hospedagem alternativa
Aconteceu, uma importante PALESTRA sobre o assunto, dia 09 de março de 2012 no auditório do CESARC...Consultora do SEBRAE. Realização da Associação dos Amigos de Santa Cruz
Cama e Café - O programa “Cama e Café”, projeto pioneiro no Brasil, desenvolvido pelo Sebrae/RJ, é implantado em alguns destinos turísticos com o intuito de integrar os moradores como anfitriões e é uma forma de receptividade extra-hoteleira, contribuindo para o meio ambiente, já que não requer novas edificações.
A idéia é desenvolver a prática do turismo domiciliar, cadastrando casas que possam servir de meios de hospedagem. Na rede Cama e Café há uma integração das rendas, ao invés da exploração de recursos. Os gastos se constituem em investimentos nas atividades que enriquecem culturalmente a sociedade local, pois se transformam em fonte de renda para outras pessoas que atuam no território.
(...) o dinheiro gasto pelos turistas em sua hospedagem vai direta e integralmente para as mãos da comunidade local.
A implantação do projeto em Santa Cruz de Goiás é viável, pois o Município possui uma história riquíssima e um povo hospitaleiro.
A necessidade de organizar, estruturar o município para receber o visitante/turista, está nos impulsionando para a implementação do sistema de hospedagem alternativo denominado “Cama e Café”, onde o proprietário rural ou urbano abre as portas de sua propriedade ou residência para hospedar, em ambiente familiar, viajantes e turistas. É uma oportunidade de diversificação das atividades familiares, contribuindo para o aumento de emprego e renda. Uma oportunidade voltada para aproximar a comunidade das atividades turísticas, o reconhecimento do potencial turístico do município, a valorização do nosso Patrimônio histórico/cultural e integração zona urbana e rural.
É um meio de dissociar o turismo de uma atividade puramente mercadológica, vazia, sem sentido, em detrimento da humanização da atividade
“Além de valorizar a cultura local, o programa “Cama e Café” conduz ao desenvolvimento do turismo sustentável”. O PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CULTURA E DO TURISMO É o foco das ações do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PARTICIPATIVO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DE SANTA CRUZ.
Projeto Cama e Café em Santa Cruz de Goiás: da necessidade à regulamentação
Conscientizar os moradores da importância de receber o visitante em sua casa ou propriedade, oportunidade de geração de emprego e renda.
Cartilha Cama e Café: http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/programas_acoes/Arquivos/5_CARTILHA_CAMAxCAFx.pd

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores do Blog

Total de visualizações de página